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Foto do escritorVictória Conceição

O poder do Inbound Marketing




Se você é um empresário visionário, cujo espírito empreendedor te empurra a buscar constantemente novas maneiras de fazer sua empresa evoluir e crescer, imagino que, nas suas pesquisas, dentre tantas abordagens em marketing para alcançar clientes, uma pergunta pode estar assolando sua cabeça: “qual dessas é a melhor opção para mim?”

Para chegar à melhor conclusão, é inevitável entender como funcionam as principais abordagens do mercado e como elas podem ser aplicadas a sua corporação. Assim, você terá uma visão ampla e clara sobre o que, de fato, é o ideal para o seu negócio.


Entenda como funciona o Outbound Marketing


Neste artigo, você verá detalhes sobre Inbound Marketing que permitirão que encontre respostas de questões que podem direcionar suas decisões: “como este método pode me ajudar?”, “esta ação é compatível com o meu orçamento?”, “terei o retorno que eu desejo?”, entre outras indagações que podem surgir.


O que é o Inbound Marketing?


Então, vamos lá! Inbound é uma abordagem estratégica de marketing que se concentra em atrair, envolver e conquistar o interesse de um público-alvo específico, de maneira orgânica e natural. Ao contrário do marketing tradicional, que muitas vezes interrompe as pessoas com anúncios invasivos, o inbound busca criar um relacionamento de confiança com clientes em potencial, oferecendo conteúdo chamativo e relevante.


No inbound, os clientes, seduzidos pelo conteúdo, é que vão atrás da sua marca, não o contrário. É como ser um mágico que provoca o público com truques incríveis. Você não está forçando ninguém a prestar atenção, mas sim atraindo sua atenção naturalmente, como imã de interesse.

Segundo a HubSpot - desenvolvedora e comerciante americana de produtos de software para inbound marketing, vendas e atendimento ao cliente -, as instituições que priorizam o inbound marketing geram 55% mais leads do que aquelas que não adotam essa estratégia.

Um outro ponto significativo do inbound é que, se você é uma pessoa criativa e gosta muito de ilustrar ideias autênticas, você tem espaço para criar uma identidade única para a sua marca, seja engraçado, inspirador ou informativo. É uma chance de ser engenhoso e mostrar sua personalidade mesmo no mundo dos negócios.

Resumindo, trata-se de um estilo de marketing de entrada e de atração, que serve para atrair os consumidores para os canais do seu negócio, fazendo com que eles se transformem em leads e, futuramente, clientes.


Como funciona?


Se até aqui você se identificou com a técnica do Inbound Marketing e está refletindo sobre aplicá-la em sua empresa, é importante se dedicar às etapas. Toda abordagem de marketing possui um passo a passo que explica os sucesso dela.


A estratégia do Inbound Marketing é baseada em quatro etapas:


Atração


O objetivo é atrair a atenção do público-alvo por meio da criação de conteúdos singulares e de qualidade. Isso pode ser feito por meio de blogs, mídias sociais, otimização de mecanismo de busca (SEO) e outras táticas para alcançar as pessoas certas no momento certo.


Conversão


Uma vez que o público esteja envolvido, o próximo passo é convertê-lo em leads, ou seja, obter informações de contato que permitam o acompanhamento e a personalização da comunicação. Isso pode ser feito por meio de formulários, landing pages, ofertas de conteúdo exclusivos, entre outros.


Fechamento


Nessa etapa, o foco é transformar os leads em clientes. através de uma estratégia de nutrição de leads, como e-mail personalizados, automação de marketing e acompanhamento ativo, é possível direcionar os leads qualificados para a decisão de compra.


Encantamento


Após a conversão, é importante continuar encantando os clientes para que eles se tornem promotores da marca. O inbound busca construir relacionamentos duradouros, oferecendo suporte, conteúdo relevante pós venda, incentivos para indicações e uma experiência positiva em geral.


Inbound Marketing vs Outbound Marketing


No nosso último artigo publicado, sobre Outbound Marketing, destacamos a diferença entre Outbound e Inbound, porém vale a pena mencionar novamente algumas características que tornam as duas táticas opostas, a fim de que não fique nenhuma dúvida.


De forma resumida, o inbound é uma estratégia que atrai os clientes por meio da criação e distribuição de conteúdos relevantes, com o objetivo de estabelecer um relacionamento de confiança e estimular a decisão de compra de uma forma mais sutil e educativa. Já o outbound busca alcançar um público por meio de ações intrusivas, como anúncios em mídia tradicional, telemarketing e e-mails não solicitados, com o objetivo de gerar conscientização sobre o produto e serviço.


Vale destacar que a diferença entre os dois métodos não está apenas no modo em como são aplicados. O custo investido e o tempo de alcance de resultados também se distinguem. Enquanto no outbound o investimento é maior e os resultados costumam aparecer quase que instantaneamente, por outro lado, no inbound o investimento é muito menor, porém os frutos são colhidos geralmente a longo prazo.


A HubSpot publicou um estudo em 2018 apontando que as ações em marketing de atração têm um ROI (Retorno Sobre Investimento) de 275%, e custam aproximadamente 62% menos que as iniciativas Outbound.

Principais benefícios em aplicar o Inbound Marketing


O inbound marketing é uma das abordagens que revolucionou a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. A estratégia de criar conteúdos cada vez mais atrativos é capaz de trazer muitos benefícios.


Veja, com o inbound a sua empresa consegue diminuir o tempo de compra, ou seja, ele ajuda a diminuir o tempo da jornada de compra dos consumidores. Isso acontece por causa do conteúdo relevante que já citamos, ele acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra.


Outra vantagem é que os custos do inbound marketing costumam ser menores ou mais baratos que o marketing tradicional, principalmente pelo fato de seus investimentos serem mais assertivos e otimizados. Com menos desperdício de verbas seu orçamento será cada vez maior para focar em estratégias que realmente tragam bons resultados.




Por fim, agora que conhece melhor o inbound marketing, você tem em mãos um novo caminho para escolher trilhar e alcançar um público maior, aumentar a sua visibilidade online, estabelecer sua empresa como uma autoridade no mercado e, acima de tudo, impulsionar o crescimento do seu negócio.


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Invitado
06 jun 2023
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Impressionante o que pode ser feito com inbound mkt

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