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  • Foto do escritorVictória Conceição

Principais técnicas de Outbound

Atualizado: 24 de ago. de 2023




Há quem diga que o outbound marketing é uma estratégia que está “morrendo” ou perdendo lugar para o inbound marketing. Você pode até ouvir profissionais do ramo afirmando coisas como “com a existência do inbound, o outbound se despede a passos largos”.


Mas será que essas pessoas estão certas?


Uma das grandes defesas das empresas para usar o inbound, ao invés do outbound, está no resultado em ROI (Retorno Sobre Investimento). Um artigo da Receita Previsível, sobre a diferença entre as duas abordagens, mostra que as ações em marketing de atração têm um ROI de 275% e custam aproximadamente 62% menos que a estratégia outbound, porém, as ações inbound precisam de muito mais tempo para atingir os resultados desejados.


Portanto, é preciso lembrar que a escolha entre inbound e outbound marketing deve ser baseada nas necessidades e características específicas da sua empresa, do público-alvo e dos objetivos de marketing.


Se você tem dúvidas sobre o que se trata o Outbound Marketing, leia o nosso material O Que É Outbound Marketing?


Algumas das principais técnicas de outbound


Lembrando que o outbound se concentra em iniciar o contato com potenciais clientes, em vez de esperar que eles venham até você, como é o caso do inbound marketing. Neste contexto, preparamos algumas técnicas que podem ajudar a sua empresa:


1. E-mail marketing


Mensagens personalizadas, informativas ou promocionais são enviadas para os endereços de email das pessoas, visando construir relacionamentos, promover produtos ou serviços, compartilhar informações relevantes e incentivar ações, como cliques em links ou compras.


2. Cold calling 2.0


Envolve entrar em contato com leads potenciais por telefone, sem que eles tenham demonstrado interesse prévio. O objetivo é iniciar uma conversa e apresentar seus produtos ou serviços.


3. Anúncios em meios tradicionais


Colocar anúncios em mídias tradicionais, como televisão, rádio, jornais e revistas, para alcançar um público amplo.


4. Feiras e eventos


Participar de feiras comerciais, exposições e eventos do setor para se conectar pessoalmente com clientes em potencial.


5. Webinars e seminários online


Realizar apresentações online para compartilhar conhecimento e promover seus produtos ou serviços para um público segmentado.


6. Redes sociais pagas


Utilizar plataformas de mídia social para exibir anúncios direcionados aos públicos-alvo específicos.


7. Remarketing


Mostrar anúncios para pessoas que já interagiram com sua marca, como visitantes anteriores do site, para reforçar a lembrança e incentivar a conversão.


8. LinkedIn outreach


Usar a plataforma LinkedIn para se conectar com prospects relevantes, compartilhar conteúdo e iniciar conversas de negócios.


As vantagens podem ser direcionadoras


Analisar os resultados das campanhas de outbound podem direcionar a sua empresa a identificar aquilo que precisa e ainda pensar novas ideias para construir uma trajetória.


Observe, embora o inbound marketing seja amplamente valorizado por sua abordagem de atrair leads através de conteúdo educacional e relevante, o outbound marketing ainda possui vantagens distintas em certos cenários, que podem ser aquilo que você procura para fazer seu negócio dar certo:


Resultados imediatos


O outbound marketing, como ligações a frio e e-mails diretos, pode gerar resultados mais rápidos em comparação com o inbound.


Alcance direcionado


Usando as técnicas de outbound, você tem mais controle sobre quem está recebendo sua mensagem. Isso permite alcançar diretamente segmentos específicos do público-alvo, aumentando as chances de atingir leads qualificados.


Campanhas específicas


São úteis quando você deseja promover campanhas como lançamentos de produtos, promoções sazonais ou eventos. Essas mensagens diretas podem ser altamente eficazes para divulgar informações específicas para um grupo.


Segmentação detalhada


Você pode usar dados e segmentação para direcionar suas mensagens de maneira mais precisa. Isso pode ser particularmente eficaz para públicos que não são facilmente alcançados por meio do inbound.


Foco em leads qualificados


Ao entrar em contato diretamente com leads, você pode identificar rapidamente aqueles que têm um interesse genuíno e imediato em seus produtos ou serviços. Isso pode economizar tempo e esforço ao concentrar-se em leads mais propensos a converter.


Ações de follow-up diretas


O outbound marketing permite que você faça follow-up de forma mais proativa com os leads que você contatou diretamente. Isso pode ajudar a construir relacionamentos mais rapidamente e agilizar o processo de conversão.


Se sua empresa faz inbound e quer fazer outbound





O universo do marketing é infinito e existe espaço para TUDO!


Combinar estratégias de inbound e outbound pode ser uma abordagem poderosa para alcançar uma grande audiência.


É possível mesclar ambas estratégias, que possuem características distintas, mas podem trabalhar juntas para atingir objetivos de marketing e aumentar a visibilidade da marca. Porém, a mescla dessas estratégias pode variar em custos, dependendo de vários fatores, incluindo o tamanho da sua empresa, a escala das campanhas, os canais escolhidos e as ferramentas de automação utilizadas.



Pega essa dica importante!


Medir e Testar.


Antes de começar a prospectar, escolha suas ferramentas, de preferência às que você possa começar pequeno e ir aumentando o investimento à medida que crescem suas necessidades: quantidades de Leads, aumento da base de clientes, automações, integrações com Ads, etc.


Aqui na FUSS, nós indicamos o RD CRM e RD MARKETING, que cumprem essas regras de adoção.


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