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Foto do escritorVictória Conceição

Web Analytics: como gerenciar dados online




Você já se perguntou como algumas empresas conseguem alcançar o sucesso online enquanto outras lutam, e mesmo assim passam despercebidas? Bem, a resposta pode estar nos bastidores, nos dados ocultos que impulsionam estratégias bem-sucedidas. É aqui que entra em cena o Web Analytics.


A todo momento, são gerados conjuntos volumosos de informações na Internet. A análise desses dados é um trabalho que fica mais complexo, à medida que o mercado avança.


O processo é capaz de ajudar qualquer empresa a abandonar o achismo para entender o comportamento do consumidor de modo mais preciso.

Permite, inclusive, que descubra de onde eles vêm e o que fazem assim que chegam aos seus sites e redes sociais.

O segredo do Web Analytics


Avinash Kaushik - uma das maiores referências globais em web analytics, autor, palestrante e evangelista de Marketing Digital do Google - uma vez disse:


"Não se trata apenas de coletar dados, mas de transformá-los em insights significativos e ações acionáveis."

Parece óbvio, mas para que a ferramenta web analytics seja eficaz, não basta apenas ter acesso aos dados, é necessário saber o que fazer com eles. Em um mundo onde todos têm acesso às mesmas informações, sucesso é determinado por quem pode extrair melhores insights e tomar medidas mais significativas com base nelas.


Não por acaso, isso facilita a mensuração do desempenho de estratégias de marketing digital e SEO, além de gerar vários outros benefícios.


Como interpretar os dados?


A interpretação dos dados precisa levar ao entendimento de como seu website está performando. Mas como analisar métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, tempo médio no site, páginas mais visitadas, origem do tráfego, entre outros sem se perder?


Dados imprecisos ou incompletos, falta de contexto, métricas irrelevantes, privacidade dos dados. São esses alguns dos problemas comuns que a equipe de marketing precisará estar pronta para resolver.


Identificar pontos fortes e fracos do seu website requer importantes etapas que desmistificam o processo:


  1. Identificar métricas mais relevantes

  2. Dividir os dados em segmentos menores e mais gerenciáveis

  3. Definir metas claras

  4. Utilizar segmentação

  5. Experimentar e testar novas abordagens

  6. Comparar os dados ao longo do tempo ou entre diferentes períodos

  7. Dividir os dados por características demográficas, geográficas, fontes de tráfego ou qualquer outro critério relevante para o seu negócio

  8. Buscar ajuda especializada


Segundo a KISSmetrics - plataforma de análise e monitoramento de usuários que se destaca entre as principais soluções do mercado por entregar relatórios muito específicos -, um atraso de apenas um segundo no tempo de carregamento de um site pode resultar em uma redução de 7% nas conversões. As ferramentas de web analytics permitem monitorar o desempenho do site e identificar gargalos de velocidade, problemas de compatibilidade com dispositivos móveis e outras áreas de melhoria.


É fundamental realizar verificações regulares para garantir a precisão dos dados. Afinal, os dados são como tijolos: eles podem construir um castelo ou apenas uma pilha confusa.



Boas Ferramentas


Google Analytics, uma das ferramentas de web analytics mais populares. Oferece confiabilidade, facilidade de uso e recursos abrangentes. Porém, é preciso estar atento: o Google Analytics foi desenvolvido para atender às principais necessidades voltadas para o próprio Google e isso pode limitar sua funcionalidade, dependendo das demandas da equipe de marketing.


Segundo dados do BuiltWith, em setembro de 2021, aproximadamente 85% dos 10.000 principais sites utilizavam o Google Analytics como sua plataforma de análise.


Outras:


Em conclusão, embora o web analytics seja uma ferramenta poderosa para obter dados, é importante reconhecer que há desafios que podem surgir e buscar se preparar para eles. É crucial tratar esses problemas por meio de uma abordagem estruturada, que inclua a definição clara de objetivos. Superar esses desafios permitirá uma análise de dados mais precisa e uma tomada de decisão mais informada.





Quanto tráfego a mais você deve realmente obter?


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1 comentario

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Invitado
20 jun 2023
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Não sabia que queria dizer tudo isso rs

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