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O que é Inteligência Comercial e como ela contribui para o progresso das empresas

  • Foto do escritor: Christiano Malgueiro
    Christiano Malgueiro
  • 5 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

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A Inteligência Comercial é o processo de #coleta, #análise e #interpretação de informações relevantes sobre o mercado e os clientes de uma empresa, com o objetivo de tomar decisões estratégicas mais informadas e bem fundamentadas.


O conhecimento obtido pelo recurso possibilita que as companhias preparem o seu produto, defina melhor seus preços, desvende táticas de concorrentes, corrija e altere falhas.


Atributos e vantagens


A Inteligência Comercial é uma ferramenta poderosa que pode trazer muitas vantagens para as empresas. Alguns dos seus principais atributos incluem:


  • Capacidade de coletar e processar grandes volumes de dados de forma eficiente, bem como a habilidade de averiguar esses dados para identificar tendências e padrões relevantes.

  • Prever e antecipar mudanças no mercado e nas necessidades dos clientes, também se posicionar mais rápido e precisamente com base em informações objetivas e confiáveis.


  • Identificar novas oportunidades de negócios e otimizar seus processos de vendas e marketing para obter melhores resultados.


  • Tomar decisões estratégicas que aumentam as chances de acertos quanto a operações, produtos e serviços.


  • Aumento da receita. Todas as vantagens acima contribuem para o aumento do lucro da empresa.


As garantias da Inteligência Comercial


Com certeza a Inteligência Comercial tem se tornado cada vez mais importante, inclusive no Brasil, e não é difícil visualizar a sua evolução. Mesmo em meio a pandemia de COVID-19, o mercado de análise de dados cresceu 14,1% em 2020, afirma o estudo da consultoria IDC Brasil. A previsão é de que o país alcance US$ 4,4 bilhões em 2024, impulsionado pela demanda das empresas por soluções de inteligência artificial e big data.


De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Oracle - a maior empresa de gerenciamento de banco de dados no mundo -, em 2020, 75% das empresas brasileiras afirmam que a inteligência artificial e a análise de dados são essenciais para sua estratégia de negócio.


Ferramentas mais utilizadas pela IC


Existem muitas ferramentas de Inteligência Comercial disponíveis no mercado, que oferecem diferentes recursos e funcionalidades para ajudar as empresas a coletar, analisar e visualizar seus dados de forma eficaz. Algumas delas são:


  • Power BI

  • Tableau

  • TOTVS Analytics

  • QlikView

  • IBM Cognos Analytics

  • SAP Analytics Cloud

  • Pentaho

  • Oracle Business Intelligence

  • Google Analytics


Em resumo, a Inteligência Comercial é uma ferramenta poderosa para as instituições que desejam aumentar sua eficiência e competitividade no mercado, permitindo que pensem em resoluções mais seguras e estratégicas.


É importante mencionar que a Inteligência Comercial não toma decisões, mas auxilia, aconselha e direciona, com dados e fatos, aquele que pode ser o melhor caminho.


 
 
 

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