Apesar de ser uma das maneiras mais eficazes de alcançar clientes, muitas empresas NÃO SABEM USAR O E-MAIL MARKETING. Porém, com a vasta experiência em prospecção de vendas, uma coisa a F.U.S.S. pode afirmar: o email marketing é sim uma estratégia que faz TODA a diferença!
Pare de enviar muitos emails e comece a enviar o e-mail ideal. Chega de cair na armadilha de enviar uma enxurrada de e-mails aos seus clientes, esperando resultados imediatos. A verdade é que a QUALIDADE do conteúdo é mais importante do que a quantidade de mensagens enviadas.
O e-mail ainda é uma ferramenta poderosa de comunicação e marketing, mas é preciso entender como ele funciona. Tá afim? Então vamos seguir…
E-mail marketing é o momento
Apesar de muitos acharem que não, o e-mail marketing está vivo e muito vivo!
Em 2023, 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o e-mail. Os especialistas esperam que esse número aumente até 4,48 bilhões até 2024.
Segundo os estudos da contentmarketinginstitute.com , 87% das empresas B2B usam o e-mail como um canal de comunicação. Ela vem em segundo lugar depois das mídias sociais e é mais comum do que usar um blog da empresa.
Conseguiu perceber?
O e-mail marketing faz comunicação direta com os clientes ou leads e dá consistência no envio de mensagens para promover produtos, serviços, etc.
É a sua empresa se comunicando com milhares de clientes e possíveis clientes ao mesmo tempo, ou seja, criando relacionamentos, e sem muitos rodeios.
Objetivos das campanhas de e-mail marketing
Ao contrário da publicidade em massa, o e-mail marketing oferece a possibilidade de filtrar a lista de contatos com base em diferentes critérios, fazendo com que sua empresa chegue em seus possíveis clientes de forma mais rápida e objetiva, economizando tempo, dinheiro e energia.
Além do mais, motivos pelos quais você pode querer começar a enviar e-mails é o que não falta!
Veja algumas das principais razões:
Para clientes existentes:
Dar as boas-vindas a novos usuários / Onboarding / E-mails educativos sobre produtos
Atualizações de produtos/adoção de recursos específicos
Estimular o engajamento
Reengajar clientes inativos
Converter usuários de avaliação em clientes pagantes
Upsale
Aos futuros clientes:
Conscientizar da sua marca ou produto
Aquecer o interesse pelo produto
Converter leads em clientes
É bom pensar nesses propósitos e manter-se consciente de qual deles está por trás da criação de sua campanha. Claro, é bom ter vários alvos. Você só precisa criar campanhas separadas com base nesses critérios.
Por que segmentar?
Para a RD Station, uma das maiores ferramentas de marketing e vendas no Brasil, uma campanha de e-mail é a chance de falar com os Leads de forma mais segmentada e personalizada, podendo ser usada para oferecer produtos, notícias, newsletters… o que você quiser! No próprio site você consegue encontrar modelos de e-mail marketing que realmente funcionam, além de poder assistir demonstrações grátis de envio de e-mails voltados justamente para essas campanhas.
Você aprende que agrupar leads usando rótulos e tags para distinguir critérios e interesses específicos é uma ação benéfica. Reflita, essa será sua ferramenta para enviar mensagens mais relevantes para as pessoas certas, ou seja, marketing direcionado.
A segmentação é baseada em elementos como:
Localização (por exemplo, cidade local, loja mais próxima, nacionalidade). Isso pode ser visto como segmentação geográfica.
Hábitos de consumo/visualização. Eles já compraram de você, visualizaram sua loja online ou site? Eles te seguem nas redes sociais? Isso pode ser visto como segmentação personalizada.
Idade, sexo e renda. Comumente referido como segmentação demográfica.
Crenças, pontos de vista, opiniões e escolhas de estilo de vida do cliente Chamamos isso de segmentação psicográfica.
Setor. Onde seus clientes operam.
Receita anual
Menos quantidade, mais qualidade
Não vai ser entupindo a caixa de entrada do seu público-alvo que você irá trazê-lo para mais perto, pelo contrário, o esperado é que apaguem as suas mensagens antes mesmo que leiam, ou pior, bloqueiem a chegada de todas elas.
Torne a abertura da sua mensagem num momento especial! Conquiste o destinatário para saber sobre o que você está falando. Pense como é aterrorizante que seu possível cliente pare para saber mais do seu serviço e ele se depara com mais do mesmo ou algo completamente desinteressante? Não perca o tempo dele!
Trabalhe no seu e-mail. É importante lembrar que o objetivo do email marketing não é apenas enviar a maior quantidade possível de mensagens, mas sim alcançar os resultados desejados de forma eficaz.
Para isso você deverá:
Segmentar o público alvo
Buscar formas de personalizar o conteúdo do e-mail
Certificar-se de que o conteúdo do seu email seja interessante
Certificar-se de que seus e-mails tenham uma aparência adequada em telas grandes ou menores
Realizar testes A/B para identificar o que funciona melhor para o seu público
Evitar sobrecarregar os destinatários com uma grande quantidade de emails
Acompanhe e analise as métricas de desempenho dos seus emails. Estude aquilo que você faz.
Os maiores resultados em ROI
O email marketing é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes para obter um ROI (Retorno Sobre o Investimento) positivo. Neste quesito, a ferramenta se faz superior em relação às outras táticas.
Segundo uma notícia publicada em maio deste ano pela Statista, Em 2020, o mercado global de e-mail marketing foi avaliado em 7,5 bilhões de dólares americanos e esse número aumentará para 17,9 bilhões até 2027.
Ter um alcance direto do seu público-alvo é um dos seus pontos fortes. O email marketing permite que as empresas façam comunicação sem desvios. As mensagens são entregues sem interrupções na caixa de entrada do destinatário, o que pode aumentar as chances de serem vistas e lidas.
No entanto, é importante notar que o sucesso do email marketing depende também da abordagem adequada e de um conteúdo pertinente, além da gestão cuidadosa das listas de contatos.
Conclusão
Observe, não é que os e-mails tenham perdido sua força. Não mesmo. O que falta são profissionais que se permitam pensar estrategicamente. As campanhas de e-mail marketing têm um potencial significativo quando usadas de forma inteligente.
O sucesso de uma campanha de e-mail marketing depende de vários fatores, pontos que já mencionamos neste artigo. Portanto, é essencial planejar e executá-las com cuidado, levando em consideração as melhores práticas e técnicas.
muito verdade!