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  • Foto do escritorVictória Conceição

O potencial do E-mail Marketing


Apesar de ser uma das maneiras mais eficazes de alcançar clientes, muitas empresas NÃO SABEM USAR O E-MAIL MARKETING. Porém, com a vasta experiência em prospecção de vendas, uma coisa a F.U.S.S. pode afirmar: o email marketing é sim uma estratégia que faz TODA a diferença!


Pare de enviar muitos emails e comece a enviar o e-mail ideal. Chega de cair na armadilha de enviar uma enxurrada de e-mails aos seus clientes, esperando resultados imediatos. A verdade é que a QUALIDADE do conteúdo é mais importante do que a quantidade de mensagens enviadas.


O e-mail ainda é uma ferramenta poderosa de comunicação e marketing, mas é preciso entender como ele funciona. Tá afim? Então vamos seguir…


E-mail marketing é o momento


Apesar de muitos acharem que não, o e-mail marketing está vivo e muito vivo!



Em 2023, 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o e-mail. Os especialistas esperam que esse número aumente até 4,48 bilhões até 2024.


Segundo os estudos da contentmarketinginstitute.com , 87% das empresas B2B usam o e-mail como um canal de comunicação. Ela vem em segundo lugar depois das mídias sociais e é mais comum do que usar um blog da empresa.


Conseguiu perceber?


O e-mail marketing faz comunicação direta com os clientes ou leads e dá consistência no envio de mensagens para promover produtos, serviços, etc.


É a sua empresa se comunicando com milhares de clientes e possíveis clientes ao mesmo tempo, ou seja, criando relacionamentos, e sem muitos rodeios.


Objetivos das campanhas de e-mail marketing




Ao contrário da publicidade em massa, o e-mail marketing oferece a possibilidade de filtrar a lista de contatos com base em diferentes critérios, fazendo com que sua empresa chegue em seus possíveis clientes de forma mais rápida e objetiva, economizando tempo, dinheiro e energia.


Além do mais, motivos pelos quais você pode querer começar a enviar e-mails é o que não falta!


Veja algumas das principais razões:


Para clientes existentes:


  • Dar as boas-vindas a novos usuários / Onboarding / E-mails educativos sobre produtos

  • Atualizações de produtos/adoção de recursos específicos

  • Estimular o engajamento

  • Reengajar clientes inativos

  • Converter usuários de avaliação em clientes pagantes

  • Upsale


Aos futuros clientes:


  • Conscientizar da sua marca ou produto

  • Aquecer o interesse pelo produto

  • Converter leads em clientes



É bom pensar nesses propósitos e manter-se consciente de qual deles está por trás da criação de sua campanha. Claro, é bom ter vários alvos. Você só precisa criar campanhas separadas com base nesses critérios.


Por que segmentar?


Para a RD Station, uma das maiores ferramentas de marketing e vendas no Brasil, uma campanha de e-mail é a chance de falar com os Leads de forma mais segmentada e personalizada, podendo ser usada para oferecer produtos, notícias, newsletters… o que você quiser! No próprio site você consegue encontrar modelos de e-mail marketing que realmente funcionam, além de poder assistir demonstrações grátis de envio de e-mails voltados justamente para essas campanhas.


Você aprende que agrupar leads usando rótulos e tags para distinguir critérios e interesses específicos é uma ação benéfica. Reflita, essa será sua ferramenta para enviar mensagens mais relevantes para as pessoas certas, ou seja, marketing direcionado.


A segmentação é baseada em elementos como:


  • Localização (por exemplo, cidade local, loja mais próxima, nacionalidade). Isso pode ser visto como segmentação geográfica.

  • Hábitos de consumo/visualização. Eles já compraram de você, visualizaram sua loja online ou site? Eles te seguem nas redes sociais? Isso pode ser visto como segmentação personalizada.

  • Idade, sexo e renda. Comumente referido como segmentação demográfica.

  • Crenças, pontos de vista, opiniões e escolhas de estilo de vida do cliente Chamamos isso de segmentação psicográfica.

  • Setor. Onde seus clientes operam.

  • Receita anual


Menos quantidade, mais qualidade




Não vai ser entupindo a caixa de entrada do seu público-alvo que você irá trazê-lo para mais perto, pelo contrário, o esperado é que apaguem as suas mensagens antes mesmo que leiam, ou pior, bloqueiem a chegada de todas elas.


Torne a abertura da sua mensagem num momento especial! Conquiste o destinatário para saber sobre o que você está falando. Pense como é aterrorizante que seu possível cliente pare para saber mais do seu serviço e ele se depara com mais do mesmo ou algo completamente desinteressante? Não perca o tempo dele!


Trabalhe no seu e-mail. É importante lembrar que o objetivo do email marketing não é apenas enviar a maior quantidade possível de mensagens, mas sim alcançar os resultados desejados de forma eficaz.


Para isso você deverá:


  • Segmentar o público alvo

  • Buscar formas de personalizar o conteúdo do e-mail

  • Certificar-se de que o conteúdo do seu email seja interessante

  • Certificar-se de que seus e-mails tenham uma aparência adequada em telas grandes ou menores

  • Realizar testes A/B para identificar o que funciona melhor para o seu público

  • Evitar sobrecarregar os destinatários com uma grande quantidade de emails

  • Acompanhe e analise as métricas de desempenho dos seus emails. Estude aquilo que você faz.


Os maiores resultados em ROI


O email marketing é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes para obter um ROI (Retorno Sobre o Investimento) positivo. Neste quesito, a ferramenta se faz superior em relação às outras táticas.


Segundo uma notícia publicada em maio deste ano pela Statista, Em 2020, o mercado global de e-mail marketing foi avaliado em 7,5 bilhões de dólares americanos e esse número aumentará para 17,9 bilhões até 2027.




Ter um alcance direto do seu público-alvo é um dos seus pontos fortes. O email marketing permite que as empresas façam comunicação sem desvios. As mensagens são entregues sem interrupções na caixa de entrada do destinatário, o que pode aumentar as chances de serem vistas e lidas.


No entanto, é importante notar que o sucesso do email marketing depende também da abordagem adequada e de um conteúdo pertinente, além da gestão cuidadosa das listas de contatos.


Conclusão


Observe, não é que os e-mails tenham perdido sua força. Não mesmo. O que falta são profissionais que se permitam pensar estrategicamente. As campanhas de e-mail marketing têm um potencial significativo quando usadas de forma inteligente.


O sucesso de uma campanha de e-mail marketing depende de vários fatores, pontos que já mencionamos neste artigo. Portanto, é essencial planejar e executá-las com cuidado, levando em consideração as melhores práticas e técnicas.



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