top of page
  • Foto do escritorVictória Conceição

Qual conteúdo produzir para cada etapa do funil de vendas?



Produzir conteúdo adequado para cada etapa do funil de vendas é fundamental para guiar leads desde o primeiro contato até a decisão de compra.


Você consegue enxergar quais são os melhores conteúdos? O que os usuários mais gostam de receber?


Decifrar a mente do consumidor não é uma tarefa simples, mas quando consegue, você o domina e tem o que precisa para transformá-lo em cliente.


Mas, afinal, o que é funil de vendas?


O funil de vendas nada mais é do que a trajetória de transformação de um visitante em cliente. É um processo onde são aplicados métodos e estratégias inteligentes para convencer os visitantes sobre a importância do seu serviço e porque ele é tão necessário.


O funil de vendas é dividido em etapas, que, dependendo da complexidade da campanha, podem ser muitas, mas geralmente é dividido em apenas três: topo, meio e fundo.


Etapas do funil e ideias de conteúdos para cada uma delas




Já reparou como o marketing digital parece mais criativo e competitivo do que nunca?


As marcas estão se preocupando cada vez mais em trazer conteúdo sólido e único para as suas mídias, afinal parte considerável da responsabilidade de atrair possíveis clientes para o funil de vendas está no jeito em que se apresentam.

Topo do Funil (TOFU) - Aprendizado e descoberta :


Nesta etapa, o objetivo é atrair a atenção de um público amplo e despertar seu interesse pelo seu produto ou serviço.


Criar conteúdo informativo, responder perguntas comuns e fornecer dicas e conselhos relacionados ao seu setor é uma ótima ideia. Isso ajudará a estabelecer sua autoridade e a atrair potenciais clientes interessados. Essa dinâmica é possível através de e-books, guias, vídeos explicativos, infográficos e visualizações de dados.


Tenha em mente que um conteúdo de qualidade, não se baseia apenas em escrever primorosamente e produzir material impecável, mas sim a escrita certa para o cliente ideal, o material adequado para a pessoa correta, e tudo isso no momento certo.


Meio do Funil (MOFU) - Reconhecimento e Consideração:


Aqui, o objetivo é nutrir os leads gerados no topo do funil, fornecendo informações mais detalhadas sobre seu produto ou serviço.


O consumidor já se interessou! Você sabe como envolvê-lo ainda mais? Então não espere. Faça com ele estudos de caso, webinars, podcasts, avaliações e depoimentos. Informação nutre relacionamentos. Neste ponto do funil, o quanto você já conheceu do cliente para passá-lo exatamente o que ele quer/precisa? É preciso se preocupar com isso.



Fundo do Funil (BOFU) - Decisão:


Na última etapa, é hora de ajudar seus leads a tomar a decisão final de compra. Se nos estágios anteriores o trabalho foi bem feito e as técnicas bem utilizadas, provavelmente a parceria será fechada.


Mas calma! É preciso finalizar. Neste momento, as estratégias podem ser: fornecer análises detalhadas comparando os recursos, preços e benefícios do seu produto ou serviço em relação à concorrência; demonstrações ao vivo do seu produto ou serviço, mostrando como ele funciona na prática; apresentar depoimentos de clientes satisfeitos e ofertas especiais, como descontos, pacotes promocionais ou período de teste gratuito.


Essas informações servirão para incentivar os leads a tomar a decisão de compra.


A relevância do funil de vendas




Elaborar um funil de vendas pode ajudar a sua empresa a se organizar de forma estratégica para atrair leads e transformá-los em clientes. Será possível mapear e segmentar seus possíveis consumidores e processos, com o objetivo de desenvolver estratégias mais precisas e eficazes na hora de vender.


Você garante mais vendas!


Segundo o estudo da Receita Previsível, sobre a importância do funil de vendas, essa estratégia é importante justamente porque poupa os vendedores de fazerem ligações aleatórias e estressantes em busca de vendas. Agora, eles poderão focar seus esforços e poderes de convencimento naquelas pessoas que estão mais abertas a fazer negócio. Isso vai ajudar a sua empresa a poupar recursos e ter métodos muito generalistas: sua equipe estará focada nas pessoas certas, fechará vendas muito mais rápido, com altas chances de fidelização”.


São diversas vantagens para as empresas praticar o funil de vendas, como:


  • Organização na estrutura e desenvolvimento do trabalho na empresa

  • Melhor compreensão do cliente

  • Maior eficiência nas vendas

  • Aumento da taxa de conversão

  • Melhoria no relacionamento com o cliente

  • Foco nas estratégias de marketing

  • Medição e otimização

  • Previsibilidade das vendas



Por fim, lembre-se: cada etapa do funil de vendas precisa ser estrategicamente pensada. É necessário adaptar as propostas conforme o progresso do lead pelo funil. Fornecer informações relevantes e úteis em cada estágio ajudará a nutrir seus leads e aumentar as chances de conversão.



51 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Aug 02, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

tá cheio de gente por aí falando que produz conteúdo. essa galera toda devia ler esse artigo aqui antes hehe

Like
bottom of page