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  • Foto do escritorVictória Conceição

Por que suas vendas não sobreviverão sem CRM?

Atualizado: 18 de abr. de 2023




Sem dúvidas, o CRM é a maior inovação dos últimos anos em termos de vendas. Para qualquer empreendimento sério, vender sem CRM se tornou uma loucura. Mundialmente, 91% das empresas com mais de 11 funcionários usam o programa e 50% dos times relatam o aumento da receita.


Mas o que é e para que serve o CRM?


CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma estratégia de negócios que tem como objetivo principal conduzir e aperfeiçoar as relações com os leads. O método pode envolver diversas áreas, como marketing, vendas, atendimento e suporte técnico, na intenção de criar uma conexão duradoura e benéfica entre empresa e cliente.


Se antes as companhias se dedicavam ao produto, hoje, se dedicam aos consumidores!


O CRM tem a função de colocar o comprador no centro das ações da organização, visando conhecer e entender suas necessidades, expectativas e comportamentos para atendê-los de forma personalizada e eficaz.


Além da abordagem estratégica, o CRM também se refere a sistemas ou softwares que podem ajudar a coletar, armazenar e analisar o histórico de compras, preferências, comportamentos de navegação, interação em redes sociais e outros dados relevantes do visitante. Com essas informações, as agências podem oferecer um atendimento customizado, criar campanhas de marketing direcionadas, identificar oportunidades de vendas e melhorar a qualidade do relacionamento.

As vantagens de usar CRM são inúmeras!


Para o sucesso de um negócio, é interessante que o gerenciamento do vínculo com o cliente seja centralizado. Com o CRM tudo o que a empresa necessita está num lugar só, assim, os dados coletados ficam disponíveis para todas as pessoas que precisam deles. Isso permite a extração de informações de forma simples, pois são apresentadas num formato fácil de verificar, além de possibilitar o monitoramento dos processos de vendas de perto, ter uma noção do todo, melhorar o desempenho da equipe e analisar melhor as vendas.


Assim sendo, as empresas que não utilizam CRM estão fadadas a ter um desempenho desfavorável. A título de exemplo, usar planilhas para gerenciar seu negócio significa inserir ou importar dados manualmente, isso coloca a empresa em vulnerabilidade, pois corre o risco de péssima manipulação e perda dos dados.



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