A Inteligência Comercial é o processo de #coleta, #análise e #interpretação de informações relevantes sobre o mercado e os clientes de uma empresa, com o objetivo de tomar decisões estratégicas mais informadas e bem fundamentadas.
O conhecimento obtido pelo recurso possibilita que as companhias preparem o seu produto, defina melhor seus preços, desvende táticas de concorrentes, corrija e altere falhas.
Atributos e vantagens
A Inteligência Comercial é uma ferramenta poderosa que pode trazer muitas vantagens para as empresas. Alguns dos seus principais atributos incluem:
Capacidade de coletar e processar grandes volumes de dados de forma eficiente, bem como a habilidade de averiguar esses dados para identificar tendências e padrões relevantes.
Prever e antecipar mudanças no mercado e nas necessidades dos clientes, também se posicionar mais rápido e precisamente com base em informações objetivas e confiáveis.
Identificar novas oportunidades de negócios e otimizar seus processos de vendas e marketing para obter melhores resultados.
Tomar decisões estratégicas que aumentam as chances de acertos quanto a operações, produtos e serviços.
Aumento da receita. Todas as vantagens acima contribuem para o aumento do lucro da empresa.
As garantias da Inteligência Comercial
Com certeza a Inteligência Comercial tem se tornado cada vez mais importante, inclusive no Brasil, e não é difícil visualizar a sua evolução. Mesmo em meio a pandemia de COVID-19, o mercado de análise de dados cresceu 14,1% em 2020, afirma o estudo da consultoria IDC Brasil. A previsão é de que o país alcance US$ 4,4 bilhões em 2024, impulsionado pela demanda das empresas por soluções de inteligência artificial e big data.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Oracle - a maior empresa de gerenciamento de banco de dados no mundo -, em 2020, 75% das empresas brasileiras afirmam que a inteligência artificial e a análise de dados são essenciais para sua estratégia de negócio.
Ferramentas mais utilizadas pela IC
Existem muitas ferramentas de Inteligência Comercial disponíveis no mercado, que oferecem diferentes recursos e funcionalidades para ajudar as empresas a coletar, analisar e visualizar seus dados de forma eficaz. Algumas delas são:
Power BI
Tableau
TOTVS Analytics
QlikView
IBM Cognos Analytics
SAP Analytics Cloud
Pentaho
Oracle Business Intelligence
Google Analytics
Em resumo, a Inteligência Comercial é uma ferramenta poderosa para as instituições que desejam aumentar sua eficiência e competitividade no mercado, permitindo que pensem em resoluções mais seguras e estratégicas.
É importante mencionar que a Inteligência Comercial não toma decisões, mas auxilia, aconselha e direciona, com dados e fatos, aquele que pode ser o melhor caminho.
é muito mais abrangente do que imaginava