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  • Foto do escritorVictória Conceição

KIT de Sobrevivência para 2024: Além do básico em Vendas & Marketing!



Junto com as transições de ano para ano, testemunhamos os grandes avanços das estratégias de vendas integradas à tecnologia. Recentemente, a pandemia da Covid-19 trouxe para as organizações a urgência de se adaptar às demandas tecnológicas emergentes. Contudo, esse fluxo acelerado de crescimento e demanda continua, mesmo depois desse período atípico.  


Atualmente, é incontestável a estreita relação entre vendas e tecnologia. Os processos de vendas demandam cada vez mais por aparato tecnológico para aprimorar metodologias e alcançar uma base de clientes cada vez mais ampla. 


Se você quer vender mais este ano, fique por aqui, pois vamos encher a sua mochila com os mais importantes itens de nosso kit de sobrevivência: te atualizar com as principais tendências em vendas para 2024. 


Prepare sua mochila e pegue seu kit!


“Quem não está crescendo, está morrendo”


Essa frase está no primeiro slide da apresentação do Thiago Reis (Growth Machine), no ZUMMIT, evento da ZOHO em Florianópolis no fim do ano passado.


O ano de 2023 foi marcado por intensos debates sobre inteligência artificial, inclusive, com reflexos significativos nas áreas mais inesperadas, como foi o caso da indústria cinematográfica. Segundo a revista estadunidense Forbes, o uso de IA em produções tornou-se cada vez mais frequente. As novas séries e filmes trouxeram aplicações relevantes da tecnologia. O próprio criador de “Black Mirror” - série conhecida por trazer debates sobre a evolução da tecnologia e sua influência na sociedade -, Charlie Brooker, disse que reflete o uso da IA e do ChatGPT.


É inegável que, nos dias de hoje, as empresas não podem se estruturar eficazmente sem acompanhar as tendências tecnológicas vigentes. 


O então presidente do Deutsche Bank, uma das maiores instituições financeiras do mundo, fez sua declaração sobre o tema: “Em nosso banco, temos pessoas trabalhando como robôs. Amanhã, teremos robôs se comportando como pessoas. Não importa se nós, enquanto instituição, participaremos ou não dessas mudanças. Elas vão acontecer.”


Quando abordamos o assunto vendas, estamos, em essência, falando sobre o estabelecimento de relações interpessoais. Tenhamos sempre em mente que “pessoas compram de pessoas”.


As pessoas evoluem em suas preferências e expectativas, buscando não apenas atualizar-se individualmente, mas também exigindo abordagens de vendas mais alinhadas com suas necessidades contemporâneas. A realidade é que os consumidores não desejam adquirir produtos da mesma forma que há pouco tempo atrás. A dinâmica do relacionamento entre vendedores e clientes está em constante mutação.


Os Itens que não podem faltar para a estratégia de vendas da sua empresa em 2024


Já abriu a mochila? Então vamos lá!


À medida que entramos em 2024, é crucial que as empresas estejam sintonizadas com as últimas tendências para não ficarem perdidas. Reconhecendo essa importância, destacamos algumas das táticas mais proeminentes, que moldarão o cenário tecnológico neste ano, que incluem:


1. Marketing e Vendas sendo uma coisa só (a sua área de RECEITA)


Considerar marketing e vendas como uma entidade integrada pode impulsionar o sucesso comercial. Ambos têm como objetivo final gerar receita para a empresa. O marketing trabalha para criar demanda e gerar leads qualificados, enquanto as vendas convertem esses leads em clientes pagantes. Além de que outras tarefas como, conhecer o cliente, fazer comunicação integrada, geração e nutrição de leads, uso de tecnologia, entre outras, são muito mais proveitosas e eficazes quando as duas linguagens estão alinhadas. 


Os estudos apontam que alinhar marketing e vendas resulta em uma melhoria de 108% na aceitação de leads


2. CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)


Em 2023 já era difícil falar sobre vendas digitais e não citar a ferramenta CRM. Essa tecnologia aponta como uma das mais proeminentes do mercado. 


O Customer Relationship Management (CRM) desempenha um papel crucial, oferecendo uma variedade de benefícios que estimulam as estratégias de venda online, como segmentação de clientes, automatização de processos, acompanhamento de leads, integração com canais de vendas digitais, colaboração entre departamentos, etc. 


Trata-se da integração de ferramentas de marketing úteis para vendas, que atuam como um ponto central para armazenar e organizar informações cruciais sobre clientes e leads. Essa centralização permite que tanto as equipes de marketing quanto de vendas acessem dados atualizados, eliminando lacunas de comunicação e garantindo que todos estejam com as informações mais recentes.




3. Whatsapp só não basta? NÃO, junte tudo em um único lugar: o OMNICHANNEL


Ao lado do Instagram, o WhatsApp foi o app mais usado pelos brasileiros em 2023, mantendo uma dominância que já é tradicional no país. Entretanto, a utilização do aplicativo como canal de vendas tem se tornado cada vez mais popular devido à sua capacidade de comunicação instantânea independente da localização.


Sendo amplamente utilizado por pessoas de todas as idades, muitas empresas aproveitam para incorporar o app em suas estratégias de comunicação com os clientes, vendas e marketing.


Mas não é suficiente, você precisa atender a vários canais ao mesmo tempo com:


  • Padrão de atendimento

  • De forma organizada

  • A custos que façam sentido para o seu tamanho

  • Integrado com seu CRM

  • Trazendo automação de tarefas

  • Diminuindo o retrabalho

  • Abrindo novas frentes



Existem diversas opções no mercado e é preciso romper essa barreira para ter resultados expressivos!


4. Inteligência Artificial


Como mencionado anteriormente, a Inteligência Artificial (IA) enraizou-se profundamente no cotidiano das pessoas e das empresas. A previsão é que continue sendo uma das ferramentas mais poderosas e utilizadas para o mercado de vendas, já que as grandes corporações estão investindo cada vez mais em estudos aprofundados para transformar a IA em estratégia para impulsionar seus negócios.


Atividades como chatbots e assistentes virtuais, análise de grande volumes de dados, automação de tarefas, treinamento de equipe, são algumas das funções que prometem evoluir ainda mais em 2024. 


Prepare sua empresa para as novas tendências 

Não basta apenas conhecer quais são as novas tendências do mercado, mas também saber se adaptar a elas. Algumas etapas podem ajudar a sua empresa a aprender a surfar essas novas ondas, como por exemplo:

Fomentar uma cultura de inovação: Encorajar a inovação em todos os níveis da empresa para criar um ambiente que valoriza ideias novas e incentiva a experimentação. 

Investir em tecnologia: Uma empresa que não está disposta a investir em tecnologias pode perder força no mercado. A adoção de tecnologias modernas facilita a adaptação a mudanças no ambiente de negócios e melhora a experiência do cliente.

Monitorar e avaliar: Estabelecer métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar o sucesso das suas iniciativas. Monitore regularmente o desempenho com disposição para ajustar as estratégias conforme necessário.

Manter as equipes atualizadas: Incentivar os estudos e o acompanhamento de notícias, promover conferências, seminários, etc. Isso ajuda a antecipar as tendências emergentes e a se adaptar mais rapidamente.

Isso inclui estar atento às tendências sociais e culturais. Compreender as mudanças na mentalidade do consumidor pode ser tão crucial quanto acompanhar as inovações tecnológicas.


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