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Gere leads sem dor de cabeça: 5 dicas para gerar leads qualificados




Está cansado(a) das estratégias disfuncionais que não trazem clientes para a sua empresa? Experimente gerar leads qualificados!


Não sabe o que é um lead? Entender o assunto é fundamental para conseguir gerar muitas vendas nos dias de hoje. Apesar de não ser uma tarefa simples, existem diversas maneiras de gerar leads sem muita dor de cabeça. De acordo com uma pesquisa da HubSpot, 61% dos profissionais de marketing consideram a geração de tráfego e leads como seu maior desafio.


Por isso, separamos neste artigo algumas informações básicas e dicas essenciais para que você consiga atrair os melhores potenciais clientes para o seu negócio.



Entenda o que é um lead


Lead é um cliente em potencial que se interessou pelo seu produto/serviço e quis saber mais sobre o que o seu negócio oferece. Dessa maneira, ele oferece dados ou informações de seu contato para a sua empresa em troca de alguma recompensa oferecida pela sua organização, como e-book, orçamento, amostra grátis, webinars, entre outros exemplos. É literalmente uma relação de troca: os potenciais clientes oferecem seus dados para conseguir alguma coisa que a empresa esteja oferecendo e que seja de valor para eles.


Vejamos, um lead representa oportunidade: são usuários que estão ao alcance da empresa, independentemente do canal que estejam utilizando e, dessa forma, são bastante valiosos. Os leads correspondem a pessoas que já se interessam por assuntos relacionados ao seu negócio, assim, eles são naturalmente clientes em potencial que precisam ser nutridos e guiados até a compra. Por isso, quanto melhor for o que a sua empresa oferecer, maiores as chances de gerarem mais leads.


Os leads ganham forma principalmente por causa do inbound marketing (ou marketing de atração), na qual a empresa se promove através de blogs, vídeos, ebooks, newsletters, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. Logo, tem como objetivo atrair usuários na internet através da criação de conteúdos relevantes para transformá-los em clientes, ou seja, gerar leads para a empresa.


Porém, é importante pontuar que lead não é uma venda imediata. Depois que o lead é gerado, a empresa precisa trabalhar para que esse potencial cliente se convença em realizar uma compra com você e vire de fato um cliente da marca. É a fase de Qualificação do Lead.


Por que gerar leads é fundamental?


Os leads fazem com que as empresas trabalhem estratégias para trazer tráfego qualificado, ou seja, usuários que tenham, pelo menos, um certo interesse pelo seu produto/serviço. Com isso, será possível criar uma lista de potenciais clientes já que estes forneceram seus dados e demonstraram interesse no que o seu negócio ofereceu em troca. Isso faz com que essa lista possa ser trabalhada por toda equipe.


Outra coisa é que relacionamentos podem ser construídos a partir dos leads, porque sua empresa pode planejar comunicações com os clientes, criando uma relação mais próxima e de confiança.


Com este relacionamento bem trabalhado, o lead terá chances ainda maiores para se tornar clientes de fato. E como os leads já fornecem dados dos clientes será possível criar campanhas ainda mais segmentadas e assertivas, principalmente porque o lead constrói uma imagem de quem são seus potenciais clientes e o que eles esperam do seu negócio. Por isso sua mensagem será mais clara e coerente para eles.


Por fim, como resultado de tudo o que foi falado, sua empresa terá mais informações para trabalhar e consequentemente conseguir efetuar mais vendas e ainda ter oportunidade de fidelizá-los para que continuem comprando contigo.


5 dicas de como gerar leads para o seu negócio


Existem várias maneiras de conseguir leads, por isso vamos mostrar 5 exemplos para tentar ilustrar ainda mais como ter leads qualificados.


1. Blogs: Para uma empresa, um blog serve como uma plataforma de conteúdo onde a ela pode compartilhar informações relevantes, educar seu público, demonstrar sua expertise e promover seus produtos ou serviços.

O blog não é para vender, é para informar e criar um senso de comunidade. Com o tempo, posiciona sua empresa como autoridade no assunto.


2. Landing page: A landing page, ou página de destino, é uma página da web projetada com o objetivo específico de converter visitantes em leads ou clientes. Ela direciona o tráfego de marketing, como anúncios ou campanhas por e-mail, e motiva os visitantes a tomar uma ação específica, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em uma lista de e-mails. Use CONTEÚDOS INTERATIVOS, que são mais eficientes e causam uma excelente impressão sobre sua marca.



3. E-mail Marketing: Criar uma estratégia de email marketing é eficaz para nutrir os leads que você capturou. Procure enviar conteúdo relevante e personalizado, oferecer promoções exclusivas e mantenha-se em contato regular com os leads para construir relacionamentos e incentivá-los a se tornarem clientes.

Não venda o tempo inteiro, procure ser interessante e relevante.


4. Redes Sociais: É fundamental estar presente nas plataformas de mídia social relevantes para o seu negócio. Compartilhe conteúdo útil, participe de discussões e interaja com os usuários. Isso aumentará a sua visibilidade e atrairá potenciais leads.

Não faça por fazer, participe, não deixe esse tema relegado somente ao seu marketing. Se você trabalha com uma agência, tenho certeza que ela vai adorar suas sugestões para a pauta de conteúdos.


5. Teste gratuitos: Se você oferece um produto ou serviço, ofereça um período de teste gratuito para os potenciais clientes experimentarem antes de fazerem uma compra. Solicite suas informações de contato para ativar o período de teste.

E não esquece de perguntar a opinião do seu cliente, durante o uso e de municiá-lo de dicas e principais benefícios do seu produto ou serviço.




Investir na geração de leads é um diferencial


Lembre-se de que a geração de leads é um processo contínuo. A nutrição de leads envolve o acompanhamento constante e o fornecimento de informações relevantes aos leads ao longo do tempo para aumentar as chances de conversão. Segundo a Forrester Research, empresas que nutrem seus leads têm um aumento de 50% nas vendas com um custo 33% menor do que os leads não nutridos.


Acompanhe as métricas, ajuste suas estratégias conforme necessário e esteja sempre em busca de novas oportunidades de atrair e envolver seu público-alvo. Dessa forma, você perceberá a evolução da sua empresa no processo de conquista de clientes.


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