top of page
  • Foto do escritorVictória Conceição

Escuta Ativa: onde e como utilizá-la



É comum ouvirmos muito sobre a importância da habilidade de se comunicar verbalmente. Quando as pessoas participam de entrevistas, seja para um emprego ou em outras situações, frequentemente destacam a capacidade de “falar bem” como um talento crucial. No entanto, você sabia que ouvir pode ser igualmente valioso e, em muitos casos, até superior?


A prática da escuta pode ser a chave para transformar um potencial cliente em um cliente real. Afinal, o silêncio pode ser tão poderoso quanto as palavras, quando usado estrategicamente.


Embora pareça simples à primeira vista, fazer #escutaativa é uma realidade um pouco mais complexa. Por isso, este texto se propõe a explorar por que ouvir ativamente é crucial não apenas para uma boa #venda, mas também para uma #comunicação eficaz em geral.


O que é escuta ativa?


A escuta ativa vai além de simplesmente ouvir as palavras do outro. Envolve prestar atenção total ao que está sendo dito, interpretar as mensagens verbais e não verbais, fazer perguntas para esclarecer pontos e demonstrar afinidade. É um processo que requer concentração, paciência e abertura para compreender verdadeiramente o ponto de vista do outro.


Importância


Quando nos dedicamos a ouvir atentamente o que o outro tem a dizer, demonstramos respeito, consideração e interesse genuíno. Isso fortalece a comunicação, promove a confiança e ajuda a evitar mal-entendidos.


Nesse processo, alguns benefícios são conquistados, como:


  • Melhoria na relação com clientes e #prospects

  • Maior clareza na comunicação e redução de ruídos

  • Maior absorção de informações relevantes

  • Aumento da #confiança

  • Redução de falhas na comunicação


Escuta ativa nas #vendas



O cliente é prioridade e precisa ser ouvido!


Nas vendas, a escuta ativa é uma técnica essencial que envolve ouvir atentamente o cliente durante uma interação de vendas e responder de forma apropriada às suas necessidades, preocupações e desejos.


Algumas etapas importantes são:

 

  • Ouvir sem interrupções

  • Demonstrar #interesse genuíno

  • Fazer perguntas claras e abertas

  • Parafrasear e resumir

  • Demonstrar empatia

  • Identificar necessidades

  • Personalização da abordagem de vendas

  • Responder de forma apropriada


Como praticar 


Elimine distrações: dedique atenção exclusiva ao interlocutor, evitando distrações como celulares ou pensamentos paralelos.


Faça perguntas abertas: estimule o diálogo e aprofunde a compreensão por meio de perguntas que incentivem o outro a falar mais.


Demonstre empatia: mostre interesse genuíno pelo que está sendo dito, valide os sentimentos do outro e demonstre compreensão.


Resuma e repita: parafraseie o que foi dito para confirmar o entendimento e mostrar que você está realmente ouvindo.


Pratique a paciência: permita que o interlocutor se expresse completamente, sem interromper ou julgar prematuramente.


Uma boa escuta gera retorno


Um cliente que recebe um atendimento excelente tem uma tendência natural a retornar para fazer mais compras. Isso ocorre especialmente quando o cliente se sente verdadeiramente ouvido e compreendido durante a interação. Quando um ele sente que suas preocupações foram levadas a sério, tende a desenvolver uma conexão emocional com a marca ou empresa.


Quando se sente valorizado e bem tratado, o comprador cria uma impressão positiva duradoura, levando-o a escolher novamente essa empresa para futuras transações. Além disso, um atendimento de qualidade pode gerar recomendações boca a boca positivas, ampliando ainda mais a base de clientes.



Esse artigo foi útil? Deixe nos comentários o que você achou e como tem te ajudado!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page