top of page
  • Foto do escritorVictória Conceição

Além da ficção: como a Inteligência Artificial está moldando o nosso mundo real




Em algum momento da sua vida, com certeza, você já deve ter se deparado com alguma representação dramática e especulativa na ficção científica que tinha a intenção de gerar a crença de que a inteligência artificial (IA) poderia eventualmente controlar o mundo. Muitos filmes, séries e livros retratam cenários em que a “machine learning” se torna superinteligente, autônoma e, em alguns casos, hostil aos seres humanos.


Que essa revolução digital um dia se tornará nossa inimiga, isso é assunto para o cinema, porém, o que muitos conspiradores ainda não se deram conta é que o nosso mundo real já está sendo dominado por essa nova ciência e a prova disso é que hoje não conseguimos viver sem ela.


Sem dúvida, a inteligência artificial está desempenhando um papel cada vez mais importante em muitos aspectos da nossa sociedade. Desde a automação de tarefas diárias até a renovação de setores inteiros, a IA está transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos.


Saiba de uma vez por todas o que é Inteligência Artificial


A Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem raciocínio humano. Seu objetivo é criar programas e sistemas que possam simular processos cognitivos humanos, como aprendizado, resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural e tomada de decisões.


A IA envolve a utilização de algoritmos, técnicas estatísticas, modelos matemáticos e processamento de dados para desenvolver sistemas que possam aprender e melhorar com a experiência.


Todas essas informações parecem bem complexas, eu sei, mas elas podem se tornar muito simples quando observamos como se aplicam no nosso dia a dia. Bora lá!


O que você tem a ver com Inteligência Artificial?


Tudo!


Ou muita coisa.


A grandeza da inteligência artificial reside na sua capacidade de transformar a maneira como resolvemos problemas, tomamos decisões e interagimos com o mundo. Ela oferece uma série de oportunidades e impactos positivos em várias áreas da sociedade e da economia.


Veja alguns exemplos de como interagimos com a inteligência artificial em nosso cotidiano:


Assistentes Virtuais: Simmm! Existem assistentes virtuais baseados em IA, como o Google Assistant, esse mesmo que está no seu celular e que você utiliza para realizar pesquisas, definir lembretes, receber informações sobre o clima, navegar em mapas, etc. Outro exemplo é a Amazon Alexa, ou apenas Alexa, a assistente virtual usada nos dispositivos Amazon Echo. Ela pode executar tarefas como reproduzir música, fazer compras online, definir alarmes, controlar dispositivos domésticos inteligentes e responder a perguntas.


Saúde: Essa tecnologia pode ser usada para melhorar a precisão dos diagnósticos médicos, agilizar pesquisas de medicamentos, monitorar a saúde em tempo real e até mesmo realizar procedimentos médicos complexos com maior precisão.


Transporte: Carros autônomos e sistemas de transporte público inteligentes são cada vez mais comuns, tornando as viagens mais seguras, eficientes e convenientes.


Compras e Comércio: É possível personalizar recomendações de produtos e serviços com base em suas preferências e histórico de compras.


Educação: Os sistemas de aprendizado automatizado podem oferecer cursos personalizados, análise de desempenho, feedbacks, simulações virtuais, etc. Tudo isso para facilitar e tornar cada vez mais interessante o jeito de se aprender.


Trabalho e Emprego: A inteligência artificial tornou mais simples automatizar tarefas repetitivas e de baixo nível, permitindo que você se concentre em atividades mais criativas e estratégicas. No atendimento ao cliente, chatbots e assistentes virtuais são exemplos de IA que podem lidar com consultas de rotina e frequentes dos clientes, fornecendo respostas imediatas e precisas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Tradução e Comunicação: Com as melhorias contínuas na tradução automática, a barreira do idioma diminuiu, permitindo a comunicação eficaz entre pessoas que falam línguas diferentes.


Entretenimento: Você também pode criar conteúdo artístico, como música, arte e literatura, e também melhorar a experiência de entretenimento, como jogos mais realistas e experiências de realidade virtual aprimoradas.


Segurança: A IA pode ser usada para análise de dados em tempo real para identificar ameaças à segurança, como atividades criminosas ou cibernéticas.


Finanças: Análise de dados financeiros, previsão de tendências de mercado e gerenciamento de riscos em investimentos também se tornaram tarefas mais simples e bem executadas com a chegada da inteligência artificial.


Conclusão


Viu só quantos exemplos? Reflita quantos deles você não se depara todos os dias, desde quando levanta da cama de manhã, até a hora de dormir novamente. É, a inteligência artificial está mais inserida na sua vida do que imaginava, não é mesmo?


Agora diga, você sente receio de ter a inteligência artificial por perto? Acho que depois desse artigo você terá medo de NÃO tê-la. Mas não se preocupe, Prevê-se que o valor do mercado mundial de inteligência artificial alcance US$ 1,7 trilhão em 2030, com uma taxa de crescimento anual superior a 37%, ou seja, é uma tendência que só cresce e que estará cada vez mais intrínseca às nossas tarefas diárias.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page