Olá, caro leitor!
Sim, estou aqui para falar mais uma vez sobre isso mesmo: marketing digital.
E por que a minha insistência em bater nessa tecla repetidas vezes? Essa é simples, o marketing digital é um campo de estratégias fun-da-men-tal para empresas, marcas e pessoas que desejam alcançar resultados online e offline. Por isso, eu não poderia deixar de estar sempre reforçando esse assunto, não é mesmo?
Uma coisa que precisa ser pontuada é que, assim como qualquer exemplo de estratégia, a comunicação virtual precisa fazer uma rota que vai do simples ao complexo. Aí é que está. Apesar desse fato, muitas equipes ignoram os conceitos básicos, partindo precipitadamente para métodos maiores, que geralmente não dominam, e se surpreendem quando não veem resultados depois de tanto investimento.
O segredo é: respeite o processo, mesmo que seu empreendimento seja grande. Pequenos detalhes fazem toda a diferença quando falamos sobre campanhas online para atrair clientes.
Observe as seguintes dicas, pois, ainda que sejam consideradas mais simples, fazem muita falta quando não são aplicadas.
1. Antes de começar, defina seu público-alvo
Pare e reflita. Antes de começar qualquer estratégia de marketing digital, é importante definir o público-alvo.
Parece óbvio, mas muitas empresas não direcionam seu conteúdo, “atacando para todos os lados”, fazendo com que muitas oportunidades sejam perdidas. Pense quais grupos estão mais dispostos a adquirir o produto que o seu grupo oferece.
Para saber quem são seus possíveis clientes, é necessário coletar informações como:
idade, gênero, classe social, preferências, hábitos de consumo, localização, entre outros.
Quanto mais completos forem os dados coletados sobre o público-alvo, mais chances terá de conquistá-lo e construir um relacionamento sólido com ele.
Essas informações são fundamentais para aprimorar técnicas, como desenvolver uma linguagem e identidade que esteja de acordo com o público, definir os canais de comunicação, produzir conteúdo relevante, entre outras ações.
2. Faça um planejamento
O planejamento é o processo de definir as ações que a empresa executará, buscando determinar os objetivos a serem alcançados pela campanha.
Faça planos e teste eles! O planejamento pode envolver a divulgação de uma marca, um produto, um serviço, entre outros. Um bom planejamento de marketing digital depende das características de cada empreendedor e do seu empreendimento.
Para fazer com que um planejamento dê certo, é necessário definir muito bem as metas, pesquisar e conhecer a audiência, criar um cronograma, definir as métricas de sucesso e monitorar os resultados.
3. Identifique quais canais fazem mais sentido para o seu conteúdo
O conteúdo está no coração de uma estratégia de marketing digital. Considere qual canal será mais adequado para divulgá-lo.
Aqui estão alguns exemplos:
Redes Sociais
E-mail Marketing
Mídia Paga
Referência
Tráfego Direto
Lembre-se de que a escolha dos canais deve ser baseada naqueles que se interessam pelo seu serviço e no tipo de conteúdo que você está produzindo.
Aliás, não tenha medo de testar diferentes canais. Analisar os resultados de cada um ajudará a identificar quais são os mais efetivos para os objetivos da sua empresa.
4. Utilize ferramentas para organizar e gerir o trabalho
Pode parecer que não, mas desde equipes mais iniciantes até as mais veteranas às vezes deixam de lado detalhes como a organização. Acredite, negócios são perdidos porque são desorganizados.
São muitas opções para quem quer alinhar a rotina de trabalho. Conheça algumas:
Notion
Free Time
Asana
Trello
Todoist
Google Agenda
Essas plataformas são interessantes para definir datas, inserir horários, montar listas e colocar lembretes de reuniões e descanso. São próprias para gerenciar tarefas e trabalhos em equipe.
No universo do marketing digital, onde prazos a serem cumpridos precisam de muita atenção, ferramentas como essas se tornam indispensáveis.
5. Acompanhar atualizações do marketing
O marketing digital é uma área em constante evolução, por isso é importante estar sempre aberto a aprender e se adaptar às mudanças.
Veja como é possível manter-se atualizado sobre as maiores tendências do mercado:
Participar de workshops
Ler blogs e sites especializados
Fazer cursos online
Seguir redes sociais relevantes
Acompanhar as maiores empresas e influenciadores
Participar de grupos e comunidades online
Existe muito receio em algumas gestões na hora de readaptar as suas campanhas e maneiras de alcançar seu público, porém mudanças, grandes ou pequenas, uma hora precisarão ser feitas. Com essas cinco dicas de Marketing Digital sua empresa pode avançar ainda mais para alcançar suas metas.
Saiba mais sobre marketing digital:
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